-
Arquitetos: SMS Arquitectos
- Área: 190 m²
- Ano: 2017
-
Fotografias:Luis Diaz Diaz
-
Fabricantes: FSB Franz Schneider Brakel, Huguet, Persiana Barcelona, THPG, Teulera Soler, Watsberg
Descrição enviada pela equipe de projeto. Este projeto de extensão e reforma está localizado em um bairro residencial de Palma com casas térreas e pátios. A necessidade de estender a casa original no piso térreo, mantendo a estrutura das paredes originais, tornou necessário adotar uma solução com uma estrutura leve como a madeira.
Partido
Desde o início, consideramos o projeto como uma investigação em duas linhas paralelas. Por um lado, as possibilidades da pré-fabricação de elementos de madeira com corte numérico de controle (CNC) e, de outro, uma investigação sobre os artesanatos ainda vivos na ilha, utilizando argila e areia.
Partimos de uma estrutura autônoma e descontextualizada, ancorada em uma "pré-existência", para a qual concebemos e pré-fabricamos um sistema de madeira, começando com painéis de compensado de álamo de 244x122 cm. Aqui a estrutura nos dá a oportunidade de investigar e testar um sistema estrutural de pré-fabricação de madeira que usa a linguagem de seu processo de fabricação. Combinando os elementos deste sistema definidos pelas capacidades do corte CNC, este sistema serve como ponto de partida e pode ser reproduzido em outros tipos de edifícios.
O projeto explora e incorpora materiais e artesãos locais usando produtos locais com diferentes graus de industrialização. Para pisos internos, trabalhamos em conjunto com a Huguet, tradicional fabricante de ladrilhos hidráulicos em Mallorca, concebendo um grande mosaico contínuo de ladrilhos com juntas suaves em áreas onde foi necessário substituir o piso original. Os azulejos especiais de terracota da Miquel Soler, um fabricante tradicional da Felanitx, foram usados em várias partes da fachada e da piscina.
Adaptável
O projeto estabelece vários micro-climas dentro da casa. Assim, existem salas com luz difusa, com luz da manhã, voltada para o norte, voltada para o sul. Estadias que procuram um pátio interior ou quartos com sol da tarde e vistas do Castelo de Bellver. Alguns com muita inércia térmica, para ser fresco no verão, e outros com pouca inércia térmica para ser facilmente aquecido no inverno.
A intenção arquitetônica é criar uma variedade espacial atmosférica com uso sazonal que depende apenas do conforto do momento. Os poucos programas que têm um uso definido em casa são as áreas molhadas, enquanto as outras atividades são dispostas a partir dessas.
Cru
A otimização do corte da placa e os requisitos estruturais, geram geometrias e volumes puramente estruturais ornamentados, sem nenhum elemento adicional. A estrutura foi apresentada sem revestimentos, ajudando a economizar enquanto "ornamentos" e "decoração" no interior. A ausência de acabamentos mostra os requisitos estruturais dos elementos, que são muito semelhantes aos caixotões tão característicos da cidade velha de Palma.
A intervenção na pré-existência é feita com materiais primários: madeira, pedra e barro. Tudo sem acabamento.